segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

OMS estima que surto de cólera pode infectar 400 mil haitianos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima, com base na velocidade com que as pessoas estão sendo infectadas no Haiti, que o surto de cólera poderá atingir 400 mil pessoas. De acordo com agentes de saúde, a epidemia ainda não atingiu o pico, mas, se não houver uma ação imediata, mais pessoas irão morrer.

A doença, que se dissemina através da água e alimentos contaminados, já matou cerca de 1,4 mil haitianos desde o surgimento, em meados de outubro. Para conter a epidemia, meio milhão de comprimidos de água, sais de reidratação oral e sabão estão sendo distribuídos em áreas onde o cólera já tenha sido detectado. A prioridade da ONU agora é impedir a propagação da doença. Em entrevista a Rádio Guaíba, o chefe da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras, disse que para evitar essa proliferação é necessário manter a população hidratada. 

A situação do Rio de Janeiro também tem ganhado a atenção dos integrantes brasileiros que estão no Haiti. O major Emerson Bezerra, subcomandante da Companhia de Engenharia da Força de Paz no Haiti, destaca que a tropa está apreensiva com a situação no Brasil. “Os militares que estão no Rio são treinados para isso e já cumpriram sua missão no Haiti. Agora, eles estão trabalhando para garantir a tranquilidade da população brasileira”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário