quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O incrível resgate dos 33 mineiros soterrados no Chile



Record e RBS mandaram profissionais ao Chile para cobrir o resgate dos mineiros soterrados no deserto do Atacama. Luciano Nagel, do Grupo Record fez um bom e exaustivo trabalho e revelou algumas coisas para nós, da Revista Press.


Em cinco dias no deserto do Atacama, mal conseguia tomar banho, dormir e me alimentar direito. Instalado em uma barraca, contei com o auxílio dos colegas estrangeiros e dos familiares dos mineiros. As barracas dos parentes das vítimas ficavam junto com as dos jornalistas, o que me permitiu aproximar mais dos familiares e fazer as reportagens, tanto ao vivo para a rádio quanto escrever para o Correio do Povo.
No Deserto de Atacama, local do acampamento, a temperatura variava entre cerca de 30ºC durante o dia e menos de 10ºC ao anoitecer. As primeiras duas noites foram muito difíceis por causa do frio. O meu saco de dormir ficava em cima das pedras e tive que encomendar a um colega que estava vindo de Santiago um cobertor e travesseiro para dormir um pouco melhor. A família do mineiro Carlos Contreras me emprestou um colchão também.

Para mim, cobrir um episódio destes foi tão importante quanto a chegada do homem à Lua em 1969. Eram 33 homens chegando à superfície e o mundo inteiro assistindo. Me sinto orgulhoso em fazer parte dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário